um dia com o esqueleto

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Área de Transferência


Área de transferência (conhecida popularmente como copiar e colar) é um recurso utilizado por um sistema operacional para o armazenamento de pequenas quantidades de dados para transferência entre documentos ou aplicativos, através das operações de Cortar, copiar e colar bastando apenas clicar com o botão direito do mouse e selecionar uma das opções. O uso mais comum é como parte de uma interface gráfica, e geralmente é implementado como blocos temporários de memória que podem ser acessados pela maioria ou todos os programas do ambiente.

o meu computador


O Meu Computado é o Ambiente do Konqueror onde o utilizador poderá visualizar todas directorias, ficheiros e periféricos (disquete, cdrom,...) que tem no seu sistema, além de executar algumas funções básicas do sistema.Quando carrega duplamente no ícone ``O Meu computador'' surge-lhe uma imagem semelhante que lhe dá acesso aos principais periféricos do seu computador.Meu Computador, Eles nos permitem manipular (abrir, copiar, mover, deletar, renomear, etc.) os arquivos gravados em disco.

Ferramentas de Manutenção


Windows XP Professional
Como Restaurar um Estado Anterior do Windows XP
Este artigo descreve como usar a ferramenta Restaurar Sistema para voltar a um estado de trabalho anterior de seu computador. O Restaurar Sistema faz uma varredura instantânea de arquivos de sistema críticos e alguns arquivos de programas e armazena essas informações como pontos a restaurar. Você pode usar esses pontos de restauração para retornar a um estado anterior do Windows XP.

Usando o Restaurar Sistema para Restaurar o Windows XP

Se o Windows XP não iniciar

1.Inicie o computador e pressione a tecla F8 quando o Windows começar sua inicialização. Aparecerá o menu Opções Avançadas do Windows.
2.Use as teclas FLECHA para selecionar Últimas Configurações Corretas Conhecidas (suas configurações mais recentes que funcionavam) e, a seguir, pressione ENTER.
3.Se aparecer um menu de inicialização, use as teclas FLECHA para selecionar Microsoft Windows XP e pressione ENTER. O Windows XP restaura o computador ao ponto de restauração mais recente.

Se o Windows XP iniciar
1.Faça logon no Windows como Administrador.
2.(Clique em Iniciar, vá em Todos os Programas, depois em Acessórios, em Ferramentas do Sistema e clique em Restauração do Sistema.) A Restauração de Sistema terá início.
3.Na página Bem-vindo à Restauração do Sistema, clique em Restaurar meu computador mais cedo (se já não estiver selecionado) e clique em Avançar.
Figura 1. Bem-vindo à Restauração do Sistema
4.Na página Selecionar um Ponto de Restauração, clique no ponto de verificação de sistema mais recente na lista Nesta lista, clique em um ponto de restauração e clique em Avançar. Pode aparecer uma mensagem de Restauração do Sistema listando as alterações de configuração que a Restauração do Sistema vai realizar. Clique em OK.
Figura 2. Selecionar um Ponto de Restauração
5.Na página Confirmar Seleção de Ponto de Restauração, clique em Avançar. A Restauração do Sistema restaura as configurações anteriores do Windows XP e, a seguir, reinicia o computador.
6.Faça logon no computador como Administrador. Aparecerá a página de Restauração do Sistema Restauração Completada.
7.Clique em OK.

domingo, 13 de setembro de 2009

Barra de tarefas


Em computação, barra de tarefas é um software aplicativo usado na área de trabalho do gerenciador de janela para inicializar e monitorar aplicações. O conceito foi introduzido no sistema operacional Arthur da Acorn Computers, lançado em 1987 na linha de computadores Acorn Archimedes. A Microsoft incorporou uma barra de tarefa no Windows 95, e a aplicação vêm definindo a interface gráfica do Windows desde então. Outros ambientes desktop como o KDE e o GNOME também incluem uma barra de tarefas.

Microsoft Windows

No Windows, a localização padrão da barra de tarefas é a parte inferior da tela, e, da esquerda para a direita, a barra contém o Menu Iniciar, a barra de acesso rápido, os botões da barra de tarefa e a área de notificação.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O que é o ambiente gráfico do Windows

Ambiente gráfico é um software feito para facilitar e tornar prática a utilização do computador através de representações visuais do sistema operacional.Para Windows temos apenas o ambiente gráfico padrão, nas versões Windows Vista temos a chamada Windows Aero, com o principal recurso Flip 3D. Para Linux temos vários ambientes gráficos, entre eles, o KDE, Gnome, BlackBox, Xfce, etc.. Há também a opção de não precisar usar ambientes gráficos. Para prover a funcionalidade do ambiente gráfico existem programas como X.org, XFree86.

As versões do Windows desde 1995


o Windows 95 revolucionou o mercado de sistemas operacionais e passou a vir instalado por padrão com o MS-DOS 7.0 (e não mais separado, como era antes), sendo o principal lançamento da empresa na década de 90 . Entre outras coisas, efetivava o sistema de arquivos FAT-16 (ou VFAT). Os ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 256 caracteres e não apenas 8 como sucedia nas versões anteriores. O salto do Windows 3.1 para o Windows 95 foi enorme e fez com que a Microsoft pulasse para ser a mais popular distribuidora de sistemas operacionais.Um dos grandes problemas do Windows 95 era a instabilidade ao rodar aplicativos escritos para o Windows 3.x, pois o Windows 95 passava a executar a multitarefa cooperativa (exatamente como o Windows 3.x) entregando ao aplicativo o gerenciamento do processador e da memória, podendo resultar em travamentos e reinicializações do computador, caso o aplicativo executasse alguma tarefa indevida. Portanto, para evitar travamentos no Windows 95 (para quem ainda o usa), é bom evitar usar aplicativos escritos para o Windows 3.x.

sistemas operacionais

O sistema operacional, é uma coleção de programas que:
inicializa o hardware do computador fornece rotinas básicas para controle de dispositivos fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas mantém a integridade de sistema
Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que computador esteja sendo usado. Alguns sistemas são responsáveis pela gerência de muitos usuários, outros controlam dispositivos de hardware como bombas de petróleo.
Um Sistema Operacional muito simples para um sistema de controle de segurança poderia ser armazenado numa memória ROM (Só de Leitura - um chip que mantém instruções para um computador), e assumir o controle ao ser ligado o computador. Sua primeira tarefa seria reajustar (e provavelmente testar) os sensores de hardware e alarmes, e então ativar uma rotina monitorando ininterruptamente todos os sensores introduzidos. Se o estado de qualquer sensor de entrada for mudado, é ativada uma rotina de geração de alarme
.